SÍNTESE - SE ESCUTE



ANÁLISE 

Pessoal, optei por fazer apenas a análise desta música, porque quando gravei o react fiquei com cara de paisagem. Então, to considerando aqui que você conhece a música e caso não conheça tem o link dela aqui embaixo na descrição do vídeo. Caso não tenha escutado, pause aqui e ouça ela antes de continuar assistir para você ter noção dos sentimentos que ela gera e transmite.

Deu, assistiu? Quem bom. Obrigado por assistir, espero que você vá até o fim para compreender a ser dada por completo, e inscreva-se neste canal e deixe seu like e espero que curta aí cada etapa.

Ouço vozes mesmo! 
Davi veio dirigindo o carro, e pensou, suave se eu dormir até aquela curva.

Criou uma puta tensão.

Onde escorre lágrimas, existe vida
Coração. Me faz sentir sua batida
Viver. Não é tarde. Covarde, eu não vou ser

Ele está numa situação difícil, pois está chorando, mas, ao mesmo tempo, ele reconhece que se chora, ele está vivo. Pede ao próprio coração que bata para sentir-se pleno e com capacidade de reverter sua condição e mudar. 

É hora de mudar. De me cuidar, melhor, de me vencer e me violar

Uma afirmação clara que a condição dele é reflexo de algo causado por ele mesmo, pois me vender e me violar pra mim significa romper comigo mesmo. 

Pior não é morrer, é não viver e ter que respirar... 

Pra mim esse é o gatilho, ele se deu conta que se tivesse morto, seria mais fácil do que estar respirando como se tivesse morto. Espero que consigam sentir a profundidade disso, porque significa apatia, paralisia, talvez uma falta de objetivos para fazer algo por si ou ainda, uma impossibilidade física ou psicológica mesmo.

Já que viver é transpirar
Foda é viver sem ter nada pra inspirar!

Inspirar tem muitos significados, mas, o principal e que me remete dado o contexto é motivação, como inspiração. E, motivação poderia facilmente ser separada em três palavras:
MOTIVO PARA AÇÃO.

Tá no mundo é se virar. Sai do raso e vai pro fundo

Saindo da zona de conforto. Isso é muito falado em palestras motivacionais, cursos de vendas, psicologia, religião e tudo mais que fale em motivação. Então, se você já esteve em uma situação difícil, isso é o melhor a fazer ou ainda, se você está numa situação fácil, ta na hora de sair dessa região, pois, só evoluímos em meio ao caos ou coisas que nos façam mudar.

Cuidado pra não afundar, já que é preciso se aprofundar
Mesmo se tudo inundar
Seu teto cair. Você tem que tá ali, sua casa pra erguer, seus irmãos pra salvar, só depende de você e de você, você não pode esquecer

Vai dar toda a merda possível. Um desgraçado, cientista, pessimista, mas, era tão pessimista que fez a lei de Murphy em 1949 e essa lei diz o seguinte: se algo pode dar errado, vai dar errado.

Por isso que a gente tem que ser otimista sempre.
Outro dia eu tava vendo Armagedon, filme velho pra caralho, mas, tem uma parte muito interessante, aonde o cara pergunta para o outro. Vem cá, isso vai dar certo? E o outro responde, não sei. Ao que o que perguntou rapidamente retruca, puta que pariu, mas, que merda, porque que você não mente pra mim.

Como esquece, sempre, ao pensar que não merece
Não faz por merecer e desse jeito você não cresce!

E isso cara, é a melhor parte, a gente tem que se achar merecedor sempre. Porque isso fortalece nossas ações. Não esqueça que a MOTIVAÇÃO não é algo na prateleira do supermercado. Ela tá dentro de você.

Morte interna... Somado a mortes externas
Fraqueza nas pernas, dores eternas, a alma enferma!
E a consciência quer que você se interna... 

Consciência nessa parte, pode ser o consciente coletivo. Não necessariamente ele esteja falando de uma consciência pessoal, bem como, pode ser a representação de alguém ou de um sentido de ideia, porque logo ele fala 

Tá nem aí se você já sabe o que você tá fazendo aqui

E continua:

Então decide. Não há coincidência onde nada coincide. Vai buscar na sua essência e ver se nela você reside. Se agride. Descobre. A verdade não se encobre

O que definitivamente faz crer que a consciência que ele fala antes não é dele. E que neste momento a decisão, descoberta e verdade é própria, não dessa consciência falada a pouco.

É do pobre todo ouro, e na sua mão só vejo cobre!
Se cobre mais, viva mais. Ore
Eleve a mente até seu coração. Chore
Lave seu rosto, se eleve em coro.

Se cobre mais, ore, se eleve, chore se preciso, mas, lave o rosto e se eleve em coro (conjunto), com sentido de potência, pois, você pode vencer por força própria e com sua fé e pensamento sendo elevados. Aqui todo o verso é impulsionante, pra se ter garra e fé que mesmo havendo o pessimismo de Murphy nos rodeando, há possibilidade da gente vencer, inclusive nossas deficiências e tudo o que o consciente coletivo pode nos impor como impossível.

Curiosidade Sobre o Murphy

Morreu de Azar
Ironicamente Edward Murphy morreu em 1990
em um acidente que comprovou toda sua fama
de azarado. Seu carro ficou sem combustível
e enquanto o empurrava até o posto de gasolina
foi atropelado por um turista inglês que estava
dirigindo na contramão.


Perdão: Seu ouro prometido a cura pro seu couro ferido. Em conflito com seu espírito ungido. Loucura, Murmura, é o grito, da auto-condenação. Bendito seja o Senhor que deseja que você seja o seu senhor

Então, ele ta falando de Deus, mas, que seja bendito o Deus que te faz crer que você pode ser capaz de dominar a si mesmo (seu senhor) e vencer tudo que se apresente como mau ou debilitante.

Então, almeja. Tudo de bom. Tudo de ruim
Veja e ao perceber, mude! Radical e rude consigo mesmo... Sem pressa, e sem essa de Não Consigo Mesmo
A esmo, seria tudo. Queria tudo. Conseguria

Importantíssimo perceber que ele esta falando do pretérito imperfeito
"Seria tudo"
"Queria tudo"
"Conseguiria"
Quando a gente fala desta forma, esta indicando que não aconteceu no passado. Ou que tinha um desejo no passado, mas, que provavelmente não aconteceu ou causa uma desesperança de ter acontecido, caso contrário falaríamos algo como,
"Foi tudo"
"Quis tudo"
"Conseguiu"

Seria mudo, e de nada valeria
Então a ultima palavra "Conseguiria" pra mim é um complemento a esta frase, se conseguiria, no passado, seria mudo e sem valor, então, acho que para focar na mudança que tudo isso ocasionaria se ele realmente colocar em prática a fé e a motivação que se falou ao longo da mensagem.

Então, sorria, um pouco por você. Pelo outro, lute
É parte de você. Se escute

E completa com maestria, mostrando que o que pode fazer pelo outro, também é possível fazer por você e então lute, mas, acima de tudo "Se escute".

Essa música, se fosse cantada por um tenor, ganharia o Grammy, porque é impressionante o quão é impactante a mensagem por ela emitida. Felizmente o dia que tivermos o RAP no topo do nosso principal meio de comunicação da atualidade nós teremos a alegria de ver composições como essa tomando o lugar que lhe é de direito.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas