delphi - internal error: URW3950

Problema: internal error: URW3950

Possível Solução: Pode ser por caracteres de finalização de linha ruins ou fora do lugar. No meu caso tratava-se do #13 ao final da linha de forma repetida na mesma linha (
Este: )

Descrição do problema, causa e solução:

Ao me deparar com este erro e após uma série de análises em funções das units indicadas como sendo portadores do problema descobri a solução.

Diversos foruns dizem para reinstalar o delphi, mas, não façam isso antes de analisar o seu código fonte com outro editor, como é o caso do próprio edit (no DOS mesmo) para certificar-se de que não há nenhum caracter estranho nas linhas do seu código.

Comigo o problema apareceu após efetuar um "CVS update" para pegar as novidades de meu repositório, estranhamente caracteres de final de linha estavam mal posicionados ocasionando este problema.

O que fiz para resolver, como indicado anteriormente, foi usar o EDIT do próprio windows e remover os caracteres visíveis neste editor.

Note que, se editar o arquivo com notepad ou alguns outros editores for windows o problema poderá ficar oculto, uma vez que tratam-se de caracteres especiais, como #13 ou #10 fora do lugar.

Então vá lá, EDIT arquivo_com_problema.pas e sucesso! Ah, lembre-se que este problema pode estar em outros arquivos como .dpr ou .xfm ou .dfm!

Comentários

Postagens mais visitadas