Mundo Material Extinto

Falta pouco....
Talvez 100 ou 200 anos para nosso mundo material ser definitivamente substituido pelo mundo virtual, não na sua totalidade, mas, em boa parte. Imagine, poderemos em breve ter sensações relativas a nossa realidade material de forma virtual.
Cheiro, imagem, sabor, sensações e tudo o mais que o mundo material nos proporciona estará presente na vida de qualquer um que queira participar da nova onda da internet (ou, próxima onda da informação).
Poder se tele-transportar (ou teletransportar) para onde quiser, no momento em que desejar. Um Google Earth que leva você onde você desejar estar, Lua, Marte ou qualquer lugar do universo que possa ser catalogado, fotografado e porque não dizer, escaneado.
Acho que este é o futuro da informação e informatização.
Neste dia, seremos chipados e dificilmente poderemos escapar desta tecnologia. Chega a ser assustador, mas, não deixa de ser uma realidade a qual não poderemos resistir, como não resistimos aos celulares ou computadores de última geração.
Quem algum dia teve contato com um computador não esta imune as suas necessidades de atualizações e avanços. Um ciruclo realmente vicioso.
Meu pai talvez ache absurdo, meu avô, inconcebível, mas, para meu filho será totalmente aceitável e talvez inevitável. Nossos netos então, acharão inaceitável, digo, inaceitável não aceitarmos tal realidade.
Neste contexto, escrevo estas linhas, no intuido simples de antever o que realmente esta fora de meu alcance, mas, de certo tenho em mim intimamente certa curiosidade em relação a forma dos acontecimentos neste sentido.
E, acima de tudo um certo temor em relação ao futuro. Quem sabe o mesmo temor que nossos avós tiveram quando viram a primeira imagem televisionada.
É frustrante apenas viver uma incerteza em relação a quais informações obteremos, o que seremos e como viveremos, mas, ao mesmo tempo, tenho um conforto em relação a saber que poderemos viver melhor. Sempre melhor.
Sabemos hoje dos beneficios que a TV e a internet nos trazem, mas, temos consciência de que seus maleficios podem superar os mesmos. Mas, ainda assim não deixamos de idolatra-los e obte-los cada vez mais compulsivamente.
É um mundo viciante, apaixonante e contundente, onde haverá eternamente o bem e o mal, mas, cabe a nosso juizo estabelecer o que nos faz ou fará bem ou mal. O que estará a nosso favor ou contra nossa expectativa em relação a realidade, que talvez um dia até se inverta, deixando de ser a física e conhecida matéria, passando a vivermos mais no mundo virtual do que no material. E, neste dia, talvez sejamos muito mais felizes desta forma. Fato é que não há como antever o futuro por enquanto, mas, no futuro, tenha a certeza de que haverá.

Comentários

Postagens mais visitadas