Problema com seletor de saída / entrada de som no Notebook Dell Inspirion 15 5548

Meu notebook tem uma única entrada (P2 / P3) e através dela eu uso tanto microfone externo quanto, fone com microfone e somente fones de ouvido e funcionava bem até o dia em que deu algo errado.



O problema que acontece é o seguinte: A janelinha de seleção de dispositivo de entrada ou saída de som do Dell para de aparecer e em virtude disso, trocar de caixa de som para algum dispositivo de gravação como um microfone torna-se impossível.


No windows 8.1 a janela que deveria aparecer é similar a esta que aparece aqui.
Tive duas situações em que ocorreu problema de não mais aparecer esta janela. Em uma das vezes descobri que há uma opção que permite habilitar e desabilitar, que é justamente esta que esta marcada ai. Então, caso você desmarque esta opção a forma de corrigir é indo até Iniciar -> Executar -> Dell Audio e na janela a seguir corrigir o problema na opção indicada.

Normalmente na opção avançada.



Bom, mas, eu tive um segundo problema, um tanto mais grave, pois a opção Dell Audio simplesmente parou de funcionar. Mesmo tentando executar ele não executava.

Observei que ao usar um programa de atualização de driver uns dias antes é que deve ter acarretado o problema, e portanto nem o ícone lateral aparecia mais.
Anteriormente era assim:


Bom, então a solução, após tentar inúmeros drivers sem sucesso, tentei o que deveria ser o mais óbvio, mas, que por alguma razão eu havia ignorado. Busquei os drivers da própria Dell. O processo de instalação que realizei foi buscar na parte inferior o modelo de meu Dell, mas, é desnecessário, uma vez que o software da Dell consegue detectar o seu hardware.

Então segui os passos a seguir:


Selecionando "Drivers e downloads", depois "Encontrar sozinho", pois, se deixar por conta do aplicativo ele ira dizer que está tudo normal, uma vez que a versão de drivers instalada em seu computador pode de fato estar correta de acordo com o dispositivo.

Feito isso, selecionei a categoria "Audio" e fiz download do arquivo que me sugeriu.
Após conclusão do download, CTRL+J (no chrome) e instalei o arquivo baixado.


Após a conclusão da instalação do programa baixado (audio_driver_NFFXP_win_6.0.1.7363_A00.exe) ficou tudo normalizado e a seleção de arquivo voltou a funcionar normalmente.

Espero que este tópico ajude você que tenha um problema similar ao meu. Caso ajude, deixe seu comentário para que mais pessoas possam se beneficiar com a solução. Valeu!

Comentários

Postagens mais visitadas