O que deveria ser "Windows 9" transformou-se em "Windows 10", porque?



A chegada do Windows 10 esta semana veio abrir as portas a todos os que tanto esperaram pelas novidades da Microsoft. Se a maioria delas era já conhecida, algumas surgiram como novidades.
Mas a maior das novidades, e que apanhou todos de surpresa foi a mudança do nome do Windows. Todos esperavam que esta versão seguisse a mesma linha de numeração e a Microsoft mudou, saltando o 9 e passando para o 10.
Mas qual terá sido a verdadeira razão pela qual o nome mudou? De acordo com um utilizador do Reddit este poderá ser um simples problema técnico.
win_10_nome_1


A mudança de nome do Windows não foi justificada pela Microsoft no evento da sua apresentação e o nome Windows 10 surgiu de forma natural e sem qualquer problema para a equipa de Joe Belfiore.
A teoria que justifica esta mudança de numeração do Windows foi apresentada pelo utilizador Cranbourne do Reddit. Segundo Cranbourne o problema estará numa simples e muito antiga forma de validação da versão do Windows.
Cranbourne identificou-se como um programador da Microsoft e mostrou iria surgir um grave problema caso o Windows adoptasse a numeração esperada, o 9.
O problema está numa rotina de verificação criada há alguns anos, na altura em que estavam apenas disponíveis o Windows 95 e o 98.
Esta verificação assentava na pergunta ao sistema pela versão do Windows que estava a ser usada, sendo obtida uma resposta, Windows 9, que na altura se julgava ser suficiente e que no futuro não traria problemas.
A verdade é que se a nova versão do Windows tivesse adoptado esse nome vários programas poderiam ter problemas ao ser executados pois seriam associados a versões já descontinuadas do Windows.
if(version.StartsWith("Windows 9"))
{ /* 95 and 98 */
} else {
Claro que existem várias outras formas de fazer esta validação, a maioria correcta e sem depender de artifícios. O problema mesmo está na disseminação que esta função teve e que ainda hoje esta presente em muito software ainda em utilização.
Ao não ter uma forma de contornar o problema, a Microsoft optou por mudar simplesmente o nome do Windows, saltando a versão 9 e assumindo a versão 10.
win_10_nome_2
Claro que é apenas pura especulação e não existe qualquer confirmação oficial, mas não deixa de ser caricata a razão para esta mudança de nome e a solução arranjada pela Microsoft.
A Microsoft não comentou esta hipótese apresentada no Reddit para a mudança de nome no Windows, mas indicou que a mudança de nome se deve à evolução e ao salto qualitativo que esta nova versão traz.
Terá sido esta a verdadeira razão para a mudança de nome do Windows?
 
 fonte:http://pplware.sapo.pt/high-tech

Comentários

Postagens mais visitadas