QrCode ou QR Code



Mensagem codificada, parece coisa de 007, mas, não é. Com o advento da tecnologia e os novos aparelhos de celulares com funcionalidades de leitura de códigos, nasce, ou melhor, renasce para o grande público a possibilidade de vêr de forma mais próxima velhas tecnologias como é o caso do QR Code, que é um formato de código de barras que existe desde 1994 +/-, mas, que até então raramente se observa.
Pois bem, novos softwares de celulares como o G1, que possui o sistema operacional Android (by google) vão contar com aplicações capazes de lêr este tipo de código de diversos lugares, sejam virtuais (sites e imagens) ou físicos (etiquetas, cartões de visita, camisetas, isso mesmo, dá para imprimir onde quiser).
Pesquisando um pouco mais sobre o QR Code descobri que existem vários softwares e ferramentas disponíveis inclusive para outros modelos de celulares.
Muito bem, mas, vamos ao que interessa. Não estava encontrando nenhum software destes para operar no PC, ufa, mas, depois de alguns minutos de leitura (duas horas) eu encontrei um software grátis, quer dizer, quase gratis capaz de fazer a leitura de uma imagem.
Digo quase gratis, porque trata-se de um shareware, mas, que a funcionalidade de lêr se mantém, então, se for para uso doméstico não precisa pagar. Se for para uso profissional dai converse com o fornecedor.
O link do software de decodificação é este: http://www.partitek.com/PtBarcodeDec.rar
Outro link bacana é o de codificação. Existe uma ferramenta on-line inclusive para isso, que pode ser acessível pelo link: http://www.openqrcode.com/
No site http://www.partitek.com também existe a versão de codificação, mas, não cheguei a testá-la.
É isso ai. Até o próximo post.
Decodifiquem este code ai do inicio do post para testar. Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas