Filmadora SONY DCR-SR68 - ERRO E:31:00

A minha SONY morreu. Mas, ressuscitei a danada.

Sou proprietário de uma Sony DCR-SR68  e tive este problema com a câmera ha mais ou menos uns 6 meses atrás. Isso aconteceu em menos de um ano. A solução apresentada pela Sony foi enviar a mesma para o conserto.
Não fiz isso. Mantive ela comigo e observei uma coisa interessante. Tem solução para este problema. Alias, a solução é não usar o HD, que é o que está com problemas, mas, sim uma memória SD.
Coloquei a memória, na parte inferior da câmera e vi que tem opções no menu que permitem indicar onde desejamos gravar cada mídia.

Então, se está com o mesmo problema, siga os passos:

- Coloque a memoria na câmera, na parte inferior da mesma, onde diz SD ProDvd;
- Selecione a opção Menu
- Selecione "Show Others"
- Ande para baixo, clicando na opção indicada;
- Veja que vai passar algumas opções a cada apertar do menu
- Vá até a opção: MEDIA SETTINGS
- Selecione esta opção;
- Selecione a seguir MOVIE MEDIA SET;
- Selecione a seguir MEMORY CARD;
- Selecione a seguir YES;
Clique OK e pronto, sua câmera, apesar de continuar apresentando E:31:00 agora poderá gravar normalmente. Observe que as imagens agora estarão na MEMORIA SD, portanto, para acessar a mesma, ao conectar a USB do computador, lembre-se de selecionar a memória, que deverá estar a direita na tela de conexão USB CONNECT no display da câmera.

Espero que este tutorial seja útil para você e que consiga o mesmo resultado que eu.

**** IMPORTANTE: Em alguns casos a formatação do HD em formato FAT32 pode resolver o problema. Assim, você pode voltar a usar o HD novamente. Mas, como podem imaginar, não foi o meu caso, então continuo com minha memória SD ****

Se você gostou e se de alguma forma foi útil esta dica pra você, deixe seu comentário, para que eu possa melhorar sempre este canal. Valeu?!

Se estas dicas te ajudaram siga esse blog :) Sucesso!

Comentários

  1. bom muito bom mesmo irei fazer isso agora. valeu pela ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha funcionado para você. Se deu certo publica ai.

      Excluir
    2. Deu SUPER CERTO!OBRIGADA

      Excluir
    3. vlw mesmo muito boa dica!!! obrigado

      Excluir
    4. CARA ESTAVO JA MAIS D UM ANO COM ESSE PROBLEMA NA MINHA FILMADORA ELA ENCOSTADA AKI VI SEU TOPICO E FIZ O TESTE DEU SUPER CERTO VLW OBRIGADO....

      Excluir
    5. brother vc é u cara funcionou perfeitamente parabéns pela iniciativa em ajudar as pessoas com esses problemas chatinhos viu vlw

      Excluir
    6. Valeuuuuuu! Estava com a cam a muito tempo parada por esse motivo, tudo certo agora! Obrigado pela dica!

      Excluir
    7. Comigo funcionou, so que não sai o áudio quando passo os arquivos para o pc. Alguem poderia me dar umas dicas pra resolver isso? Grato!

      Excluir
    8. cara vc simplesmente é o cara a minhA TAVA QUASE UM ANO SEM E FIZ O SEU PROCESSO E FUNCIONOU.VALEU MESMO.

      Excluir
    9. cara vc simplesmente é o cara a minhA TAVA QUASE UM ANO SEM E FIZ O SEU PROCESSO E FUNCIONOU.VALEU MESMO.

      Excluir
    10. cara mais de uma ano sem usar minha camera e agora tudo de novo graças a vc e a um memory card, valeu pela dica mano... abraços, mas continua tentando corrigir esse maldito erro E:31:00 ....rsrsrsr valeu mesmo

      Excluir
    11. Caracas veeiiii! Mais de dois anos sem usar minha filmadora pois achava que não tinha mais solução. Valeu Valmor, consegui agora resolver. Obrigado pela ajuda! Grande abraço.

      Marcos Couto.

      Excluir
    12. Poxa todos com esse problema? Uma eletronica me cobrou 844,00 reais para trocar o HD, mas não mandei fazer o serviço por achar muito alto. Irei fazer esse teste para ver se dá certo. Mas só há essa solução. Não há como corrigir esse problema do HD sem trocá-lo?

      Excluir
    13. não consegui localizar o item no menu.

      Excluir
    14. Grande descoberta, hein Valmor! Esse uso do cartão de memória está no manual do equipamento, basta ler com atenção. É uma opção que a filmadora possibilita.

      Excluir
    15. valeu pela dica funcionou perfeitamente aki obrigado

      Excluir
    16. seu merda....todos sabem que se o HD não funciona é só trocar para o SD que a filmadora vai funcionar....até aí tu não ensinou nada....mostra como consertar esse erro E31:00...vai chupar cocô

      Excluir
  2. Mas e com relação ao conteúdo contido no HD, como eu faço para recuperar, já que quando conecto a câmera no computador nem sequer reconhece o hd interno dela.

    Queria uma solução para isso, se puder me informar se é possível e como, agradeceria.

    Obrigado.

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para recuperação você terá que plugar o HD em outro dispositivo, como um PC ou note para poder tentar com algum software de recuperação de dados.
      Realmente, se você não é da área de tecnologia terá neste caso que buscar uma ajuda especializada, pois, o processo é mais complexo.
      Se você é de TI tente com softwares como Tiramisu.
      Assim que eu tentar o processo de recuperação do HD da minha camera eu publico algo a respeito aqui.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito obrigada, valeu mesmo!

      Excluir
  3. Boa tarde: Estou com esse problema E:31:00 em minha filmadora dcr-sr68, depois de tentar formatar pelo computador e pele própria máquina entrei em contato com a sony, que diz não ter solução para o problema e a mesma deve ser encaminhada para sony, nem a assistência autorizada consegue resolver.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Gente, alguém conseguiu salvar o que está gravado? Tenho muitas aulas gravadas, preciso recuperar...

      Excluir
    2. Que bom que foram úteis a você estas dicas. Sucesso!

      Excluir
    3. Parabéns pela iniciativa. Compartilhar descobertas ajuda a amenizar decepções e gastos.

      Excluir
    4. Parabéns pela iniciativa. Compartilhar descobertas ajuda a amenizar decepções e gastos.

      Excluir
    5. nso estou sabendo fazer. aparece outras opções em portugues. como faço para achar onde tenho que mecher. por favor me ajudem, pois preciso gravar com urgencia. draanaclaudiagodinhorodrigues@gmail.com

      Excluir
  5. também me ajudou mas ainda estamos no prejuízo do hdd, um cartão de grande capacidade é muito caro, fora os vídeos que estão armazenados que ainda tem que ser salvos.

    ResponderExcluir
  6. Valeu !!! A minha está apresentando o mesmo problema...mas pelo menos consegui com o cartão SD, se você conseguir corrigir o erro do HD, me avise por favor !!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela dica pois estou com este problema que me parece ser um problema frequente nestes modelos de câmera, espero conseguir recuperar meus arquivos. Se surgir algum outro método garantida para recuperação por favor poste novamente.

    Desde já agradeço as dicas!

    ResponderExcluir
  8. Para o pessoal que está desesperado em recuperar seus dados, consegui com este programa http://www.baixaki.com.br/download/testdisk.htm

    TESTDISK, ele recuperou 100% de 30 Gigas de videos e fotos.

    Abs

    Hans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha camera e de 80 gb ele so consegue os 30 deu certo na sua?

      Excluir
    2. hans, eu gostaria de tentar recuperar meus dados. O problema é que esse erro impossibilita abrir o conteúdo do HD da câmera no meu PC. Então estou confuso, pois se não consigo acessar o HD da câmera pelo meu computador, como vou recuperar os dados, se meu computador não reconhece a câmera ? Veja! Eu plugo o cabo USB , mas meu PC não reconhece a câmera. Nem consigo raciocinar direito como fazer. Pode me ajudar ?

      Excluir
  9. Tenho uma sony DCR SR47 com o erro C:13:01, levei na assistencia e informaram q precisa trocar o hd. Alguem sabe onde ou quem vende e se ja existe outra solução pra esse erro. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Até que enfim aparece alguém da área de informática que tem um comportamento claro, lícito e explícito. isso se chama:CARÁTER!
    a MAIORIA QUANDO NÃO SABE, OU CHEGOU NO SEU LIMITE DE INFORMAÇÃO, DIZ UM MONTE DE MERDA COMO SE VC FOSSE UM DÉBIL MENTAL.
    MUITO OBRIGADO SR. VALMOR FLORES, RESOLVEU UM PROBLEMA QUE NEM ESSA MERDA SE SONY CONSEGUE RESOLVER PARA OS SEUS INFELIZES CLIENTES.
    TENHO 60 ANOS E MORO EM SÃO PAULO.lcprincipe@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. Estou ai a disposição. Que bom que pode lhe ajudar com isso. Sucesso e boas filmagens.

      Excluir
  11. Software perfeito. Já conhecia, agora ficou melhor. Funciona 100%
    Consegui recuperar em torno 50 gb de filmagens de minha Sony HDR XR 150 que apresentou erro impedindo acesso ao HD, me obrigando a formatar o HD para que ela voltasse a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Normand voce pode explicar como fez para recuperar seu hd?

      Excluir
  12. Brigado, informação super útil.

    A minha estava com o mesmo problema e agora funcionando perfeitamente.

    ResponderExcluir
  13. VALMOR estou com o mesmo problema erro 31 como faço para formatar
    o HD em fat 32 poderia me responder antes de usar a memória SD agradeço se puder me ajudar

    Eli

    ResponderExcluir
  14. Oi tenho uma sony filmadora erro 94:01 sony DCR -SX83.. dá erro de memória, o que faço°

    ResponderExcluir
  15. Dica perfeita! É a solução para não jogar no lixo um produto tão caro e infelizmente frágil.

    ResponderExcluir
  16. simples assim, antes de jogar fora uma coisa inutil fabricada pela sony, valeu a dica e deu certo, assim poderei continuar usando e pelo menos compensar o dinheiro empregado.. abraços

    ResponderExcluir
  17. Obrigado meu prezado,
    Deixei minha filmadora com um TI por uma semana e não consertou, agora, graças a sua dica, posso utilizá-la novamente, ainda que no cartão de memória, não importa o equipamento está salvo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado mesmo, pena que perdi os dados por não poder acessar o HD, mas não perdi a filmadora.

    ResponderExcluir
  19. Valeu consegui consigo usar agora pelo cartão de memoria , pena que não da pra recuperar a menoria do hdd
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela informação!
    Você ajudou muita gente, parabéns meu caro.

    ResponderExcluir
  21. Obrigado! pelo menos não vou perder tempo e dinheiro levando minha filmadora para a assistência técnica. Vou continuar gravando agora no cartão.
    Valeuuuuuuuuuuu!!!!
    Odair

    ResponderExcluir
  22. Amigos resolvi o problema da minha SCR68 HD 80GB da seguinte forma:
    Primeiro baixei o programa EaseUS Partition Master 9.3.0, que e gratuito no site http://www.partition-tool.com
    Programa de fácil manuseio, qualquer duvida só procurar no youtube como usar, sugestão,
    http://www.youtube.com/watch?v=sr7rFoNeTdI
    Depois que formatei para FAT32, reformatei o HD na própria Filmadora.
    Apois a formatação na própria filmadora , ela oferece para criar um novo Arquivo de Banco de Dados de Imagem, porém, após iniciar a criação vc receberá a mensagem "falha ao criar um novo Arquivo de Banco de Dados de Imagem, talvez não haja espaço suficiente."
    Este é o grande problema.!!! E como resolvi.!!!!!
    Coloquei um cartão de memoria no compartimento SD PRODUO, em baixo da Filmadora, selecionei o mesmo para uso na seguinte sequencia; MENU - SHOW OTHERS - MEDIA SETTINGS - MOVIE MEDIA SET - MEMORY CARD – YES.
    Use um cartão de memoria vazio. No caso usei um formatado no PC. Quando for usar a maquina ela vai pedir para criar um novo Arquivo de Banco de Dados de Imagem.
    Conecte sua filmadora no PC e copie as duas pastas que serão criadas no cartão de memoria para o HD da Filmadora, apois desconectar, desligue a Filmadora e retire o Cartão de memoria da Filmadora.
    Quando vc ligar a Filmadora ela ira demorar um pouco para Funcionar , pois estará reconhecendo os arquivos no HD.
    Após isso ela estará Pronta pra uso, Espero poder ter ajudado. Se der certo para vc Também me add no Facebook como mais um amigo www.facebook.com/william.artilheiro
    Para recuperar arquivos Perdidos Recomendo o Programa gratuito de recuperação
    TestDisk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola boa noite minha filmadora nao que funcionar poderia me ajudar deus lhe abençoe

      Excluir
  23. Valeu muito você salvou a minha filmadora. Muito bom mesmo.
    Aquarius Vídeo

    ResponderExcluir
  24. Senhores, tenho uma HDXR150, e apresentava o erro e:31. Tentei tudo o que era orientado na Internet, mas nada resolveu. Aí, resolvi tentar a o caminho mais simples, que resolveu. Conectei a camera no PC, e acionei o verificador de erros da unidade. Fiz o procedimento duas vezes. A mensagem de erro sumiu, e voltei a acessar o HD recuperando todos os meus arquivos. A câmera funciona normalmente agora.

    ResponderExcluir
  25. Cara, eu ja tava planejando descobrir quem é o presidente da sony no Brasil pra tacar a camera no vidro do carro do cara, tipo na saida do trampo kkkk, por sinal novinha apesar de meio antiga ja, mas aí resolvi sair do reclameaqui e procurar alguma dica e encontrei a sua. valeu meu, muito grato, deu certo.
    abraço
    Vasquito

    ResponderExcluir
  26. Fico muito feliz por poder ajudá-los. Obrigado pelos retornos. Quem quiser manter contato pode add = facebook.com/valmorflores1

    ResponderExcluir
  27. Meu problema é com minha filmadora sony DCR-SR88, que de uma hora pra outra, apareceu com erro e:31:00.
    Baixei o testdisk 7.0 e usei o photorec.
    Passei esse programa e depois de varias tentativas, parece que consegui recuperar meus arquivos, entretanto salvou na pasta /testdisk-7.0-WIP/recup_dir directory
    Só que agora não consigo achar esse arquivo.
    Vc pode me ajudar????
    Agradeço seu retorno,
    Grande abraço

    JOÃO BATISTA

    ResponderExcluir
  28. Otima a dica. Estou com a minha filmadora parada ha um ano. Vou testar e falo depois o que aconteceu. Espero que funcione tbm.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pela ajuda, você é o cara. Eu só estava perdendo tempo com bla bla bla na net, e não via nenhuma solução, até ler seu comentário!!! Essas "empresinhas fraude" tipo a sony, só querem sugar o bolso do povão, depois que você comprou, eles querem mais é que você se dane, ou leve na assistência autorizada pra te carcarem a faca, em um serviço que muitas vezes a gente mesmo resolve. Obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Vlw me ajudou mto sua dica!!
    Eu baixei testdisk 7.0 e usei o PHOTOREC tb... demorou 1:30 +/- o scan e a recuperacao dos videos deletados.

    Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  31. Fiquei 1 ano sem usar minha filmadora...
    Achei que nunca mais ia conseguir...
    Hj resolvi tentar mais uma vez e achei seu blog!
    Vc é o cara!
    Obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  32. Olá pessoal, não estou conseguindo acessar o HDD da filmadora porque o note não consegue visualizar o USB, alguém consegue me ajudar? Quero recuperar os dados e formatar o HDD

    ResponderExcluir
  33. Deu super certo amigo! obrigado

    ResponderExcluir
  34. Vlw ae mano ajudou muito agora posso gravar vlogs sera que voces p oderiam acessar meu canal no youtube > DenfPlay

    ResponderExcluir
  35. olá bom dia sera que vc pode me ajuda a minha é uma dcr-sr21 e eu não acho nada relacionado a ela mas ela esta com este mesmo erro 31:00

    ResponderExcluir
  36. olá bom dia sera que vc pode me ajuda a minha é uma dcr-sr21 e eu não acho nada relacionado a ela mas ela esta com este mesmo erro 31:00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bem agora que ví aqui seu pedido.........eu fiz o seguinte:
      como está em português fui no menu outros setinha para baixo até a opção gerenciar mídia em seguida clique em formatar mídia.....em seguida escolhe a opção HDD e aguarde 5s até o botão ficar habilitado para vc dar SIM para formatar a mídia..........e após fazer isso............este erro irá sair..........fiz isso no meu aqui............ok.....

      Excluir
  37. GALERA TENHO UMA FILMADORA SONY DCR-SR21 OCORRENDO O ERRO DE FORMATAÇÃO E 31. EU FIZ O SEGUINTE:
    REMOVI AS FOTOS E OS VÍDEOS PARA UMA PASTA NO PC E EM SEGUIDA
    FUI NO MENU OUTROS-SETINHA PARA BAIXO ATÉ GERENCIAR MÍDIA E CLIQUE EM FORMATAR MÍDIA ESCOLHI A OPÇÃO HDD AGUARDE 5s aceite a formatação e apos a formatação o erro sumiu.........

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito da dica do cartão de memória, mas o que eu gostaria mesmo era recuperar as gravações do HD. Eu li lá atrás mas não entendi muito, alguém poderia me ajudar. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  39. Lendo as dicas acima consegui recuperar o conteúdo de filmagens da minha DCR-SR21.
    Para isso usei o software PhotoRec (gratuito) que consegui baixar no site: http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Download
    Os passos são o seguinte:
    1-Faz o download conforme a sua versão do windows,
    2-descompacta o arquivo para uma pasta qualquer,
    3-conecta a câmera ao PC e verifique em qual unidade ela foi atribuída,
    4-executa o "photorec_win.exe" que está na pasta com arquivos descompactados,
    5-dentro do softaware vai pedir qual a unidade deseja recuperar, selecione-a;
    6-vai pedir qual a unidade destino que deseja recuperar as fotos (crie uma pasta no computador).
    7-Pronto, aguarda que demora mais de 30 minutos e pode ir acompanhando o andamento da recuperação.
    Fiz e consegui recuperar meus arquivos de vídeo.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  40. OI! Tou fazendo isso. Mas preciso dos arquivos que estão na memória interna. É possível recuperá-los?

    ResponderExcluir
  41. olá valmor...
    fiz o procedimento e agora aparece :
    the memory card is locked
    ckeck the tab

    alguém pode me ajudar...

    ResponderExcluir
  42. estou com essa filmadora a mais de 4 anos sem mexer nela, porque estava com esse problema, agora tive um trabalho pra fazer e precisei dela, essa dica me ajudou a recupera-la !!! muito obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  43. Meus sinceros agradecimentos pela dica, recuperei minhas duas filmadoras.

    ResponderExcluir
  44. certinho muito obrigado !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. cara, o cara colocou o post em 2013, e agora em 2017 me ajudou. se eu soubesse de onde vc era, ou se tivesse sinal seu, eu depositava uma grana sua conta cara, pq voce me ajudou absurdamente

    ResponderExcluir
  46. Cara muitíssimo obrigada. Minha câmera estava encostada há mais de ano... e eu perdendo de filmar a infância do meu filho. A partir de agora vou filmá-lo todos os dias um pouquinho. Agora é só ter paciência para ler a dica dos outros leituras de como recuperar o HD da câmera com filmagens antigas. Mas mais uma vez MUITO OBRIGADA VALMORFLORES!

    ResponderExcluir
  47. Boa noite eu tenho uma dcr sr45 nao estou conseguindo mais abaixar os arquivos atravez do cabo usb no wind10 o que poderia fazer para baixar

    ResponderExcluir
  48. Parabens pelo blog e pela dica amigo
    muito obrigado na minha HDR-XR150 da SONY
    Funcionou perfeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu certo para você. Sucesso e bom proveito de sua camera.
      Se quiser ajudar de alguma forma, inscreva-se em meu canal no youtube.
      www.youtube.com/c/canaletatv
      Valeu!

      Excluir
  49. Obrigada consegui também, agora só preciso recuperar os vídeos que não consegui recuperar

    ResponderExcluir
  50. Meu amigo, vc me salvou, que Deus abençoe vc por ajudar pessoas como eu, que estavam desesperadas.
    Que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  51. OBRIGADO, MAIS UMA CÂMERA SALVA!
    QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

    ResponderExcluir
  52. Obrigado,meu problema foi resolvido,um abraço.

    ResponderExcluir
  53. Rapaz de bem!! Muito boa a dica!!! Obrigada!! A minha filmadora tb funcionou !!

    ResponderExcluir
  54. Como faço pra recuperar as 2.000h que tenho gravado nela,? Antes de fazer esse processo?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema no HD. Realmente eu não consegui recuperar da minha. Tens que procurar uma empresa especializada em recuperação de dados de discos rígidos. Não é barato, mas, dependendo do problema eles recuperam. Este processo não afeta em nada os dados que estejam no HD. Apenas mudará o local de gravação dos próximos vídeos. Sucesso.

      Excluir
  55. Parabens ...
    Ja tinha desanimado da camera
    Agora ja voltei a usala

    ResponderExcluir
  56. SEU MERDA....todos sabem que se o HD está corrompido, é só trocar pelo cartão SD que a filmadora vai funcionar...até aí vc não ensinou porra nenhuma....ensina como consertar o erro E31:00....vai cagar rodando pra fazer montinho

    ResponderExcluir
  57. Acho que esta "dica" ou informação como queiram, deveria ser prestada pelo fabricante, no próprio site, por que será que não fazem ?, deve ser por algum interesse financeiro, afinal trocar o HD , é mais vantajoso prá eles claro, em todo caso, valeu, e muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  58. Boa tarde na minha filmadora não está aparecendo o menu entra uma tela que não possibilita apertar o menu alguém sabe porque

    ResponderExcluir
  59. Nossa muito obrigada! sou "0 à esquerda" com estas tecnologias, mas foi facil, rapido e eficiente!
    Muiiiiiito obrigada!

    ResponderExcluir
  60. CARAMBA...ENTAO VC NAO CONSERTOU "NADA" !!! KKKK...APENAS PASSOU POR cima do defeito ???? Nao anudou em nada..né !!!

    ResponderExcluir
  61. Aparentemente deu certo. Mas quando coloco o cartão de memória no notebook eu não consigo achar o vídeo. Em uma das pastas eu só tenho o áudio. Mas consigo assistir os vídeos pela filmadora. Só não consigo achar pelo computador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, experimente seguir a dica que pessoal falou aqui fazendo a transferência pela USB ligando via cabo ao notebook.

      Excluir
  62. Já sabia dessa forma pois minha filmadora apresentou este problema e havia esquecido e achei este blog que me ajudou muito. Pelo fato da mesma ficar muito tempo parada, o problema voltou e segui as orientações e ficou perfeita.
    Outra coisa importante a se notar antes de qualquer ajustes, é que o passo a passo do tutorial está em inglês e o meu estava em português e por este motivo como não sei inglês, tive um pouco de dificuldade pra traduzir e achar no menu da minha câmera, mas, consegui.
    Gostaria de contribuir com mais um comentário e dizer que não há necessidade de retirar o cartão de memoria toda vez que filmar e quiser ver ou salvar seus videos da filmadora, basta ter um cabo USB que normalmente vem na mesma, e ligar no seu notebook, clikar em conexão usb no segundo quadro cartão de memoria
    seguir as instruções na pasta do arquivo, salvar copiando e colando.
    Que Deus abençoe a todos e bons videos!

    ResponderExcluir
  63. Cara, vc me salvou!! Mais de 1ano com a câmera dando esse erro irritante!....fiz o que vc falou e deu certo!!! Obrigada!!! Detalhe: logo após ter feito o que vc descreveu eu pensei em formatar o hdd....fui no menu, outras configurações, formatar hdd....dei sim....formatou e voltou!....agora consigo usar de volta o HD interno!!!. Valew!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas